HTML Widget previsão do tempo por Weatherwidget.org
Novo aeroporto de Vitória é eleito o melhor do Brasil - A Tribuna do Vale

Novo aeroporto de Vitória é eleito o melhor do Brasil

O novo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, foi eleito o melhor do Brasil na categoria de terminais com capacidade de transportar até 5 milhões de passageiros por ano.

Foi o que apontou a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, relativa ao segundo trimestre deste ano, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Em uma escala de 1 a 5, o terminal alcançou a nota 4,59.

No ranking geral, Vitória ficou em quarto lugar, atrás de aeroportos da categoria de 5 milhões a 15 milhões de passageiros — Curitiba (1º, com 4,69), Viracopos (2º, com 4,67) e Confins (3º, com 4,61).

Na pesquisa, foram avaliados fatores como tempo de fila na inspeção de segurança, limpeza dos sanitários, disponibilidade de assentos na sala de embarque, tempo de fila no balcão do check-in, velocidade de restituição de bagagem, qualidade da internet disponibilizada pelo aeroporto, entre outros.

Na avaliação do ministério, o bom resultado do aeroporto é por conta da entrega da nova estrutura, em março deste ano, do terminal, que passou a contar com uma nova pista, com 2.058 metros de extensão — que ainda não funciona para pousos —, além de pistas de táxi, pátio de aeronaves e terminal de passageiros ampliados.

Os usuários também elogiam a organização e a beleza da nova estrutura. A aposentada Leniuce Machado, 73 anos, foi levar a neta, Clara Franklin, que embarcou rumo a Madri, na Espanha, para morar com a mãe, e elogiou o local.

“Tudo ficou muito bonito, fiquei surpresa. Está tudo lindo e ótimo”, disse a aposentada.

Acostumada com o antigo terminal, Vicenza Lorenzon esteve ontem pela primeira vez no novo aeroporto para buscar o namorado que chegava de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e ficou impressionada com a estrutura do local.

“Não tem nem comparação com o antigo. Está muito bonito e bem estruturado. Agora temos uma estrutura compatível a uma capital”, declarou.

Apesar dos elogios, o terminal também foi o pior avaliado da categoria na qualidade da internet disponibilizada (nota 1,96) e no quesito custo-benefício dos produtos comerciais (2,77).

Ranking

Até 5 milhões de passageiros

Aeroporto | Nota

1º Vitória (ES) – 4,59
2º Manaus (AM) – 4,46
3º Natal (RN) – 4,46
4ºMaceió (AL) – 4,44
5º Goiânia (GO) – 4,38
6º Cuiabá (MT) – 4,22
7º Belém (PA) – 3,97
8º Florianópolis (SC) – 3,69

De 5 milhões a 15 milhões

Aeroporto | Nota

1º Curitiba (PR) – 4,69
2º Campinas (SP) – 4,67
3º Confins (MG) – 4,61
4º Recife (PE) – 4,42

Acima de 15 milhões de passageiros

Aeroporto | Nota

1º Brasília (DF) 4,40
2º Galeão (RJ) 4,38
3º Guarulhos (SP) 4,37
4º Congonhas (SP) 4,36

Entenda

Avaliação

O Aeroporto de Vitória foi o melhor avaliado entre os terminais do País com capacidade de transportar até 5 milhões de pessoas por ano.

O terminal recebeu a nota 4,59 de satisfação, em um índice de 1 a 5.

De todo o Brasil, em todas as categorias, o aeroporto ficou em 4º.

Por Luiza Marcondes.