Sucessão! Veja os Candidatos favoritos a novo Papa que pode ser de forma inédita um negro.
Um brasileiro e o possível primeiro papa negro na história estão entre as opções do Vaticano para assumir o cargo máximo da Igreja Católica.
A morte do Papa Francisco gerou uma onda de comoção mundial e marca o início de um novo capítulo na história da Igreja Católica. Agora, os olhares se voltam ao conclave que escolherá seu sucessor. Diversos nomes despontam como favoritos, representando diferentes correntes dentro da Igreja, da mais progressista à conservadora.
Entre os mais cotados está o cardeal ganês Peter Turkson, de 76 anos, figura de destaque no Vaticano e conhecido pelo engajamento em temas como justiça social, meio ambiente e desenvolvimento humano. Turkson presidiu o Pontifício Conselho para Justiça e Paz e, posteriormente, liderou o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, órgão criado por Francisco. Se eleito, será o primeiro Papa negro da história da Igreja.
Outro nome de peso é o do italiano Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha, apreciado por sua habilidade de diálogo e atuação pastoral. Próximo ao estilo conciliador de Francisco, Zuppi é visto como um candidato natural para manter o legado do pontífice argentino.
No mesmo campo, ganha força o filipino Luis Antonio Tagle, ex-arcebispo de Manila e atual membro da Cúria Romana. Tagle compartilha da visão reformista de Francisco e tem forte apelo no crescente catolicismo asiático. Também na lista está o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, com longa experiência diplomática e influência interna.
Já entre os conservadores, nomes como Willem Eijk, dos Países Baixos, e o norte-americano Raymond Leo Burke aparecem como representantes de uma ala crítica às mudanças recentes na Igreja, como a maior abertura ao diálogo com diferentes grupos sociais.
Foto: Reprodução.

Cardeal Matteo Zuppi, cardeal Luis Tagle, cardeal Pietro Parolin, cardeal Fridolin Ambongo, cardeal Robert Francis Prevost, cardeal Sérgio da Rocha, cardeal Mario Grech, cardeal Carlos Aguiar Retes.
Nome brasileiro entra na disputa
O nome do brasileiro Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia, também tem sido mencionado como uma possibilidade, especialmente entre os cardeais da América Latina. Natural do interior de São Paulo, Dom Sérgio tem trajetória sólida dentro da Igreja.
Com doutorado em Teologia Moral, foi nomeado cardeal em 2016 por Francisco e, desde 2023, integra o C9, o seleto grupo que assessora o Papa no governo da Igreja.
Segundo o jornal italiano Torino Cronaca, há expectativa entre os sul-americanos por um sucessor que mantenha o espírito reformista. No entanto, a publicação observa que ainda falta um nome com apoio unânime, como aconteceu com Jorge Bergoglio em 2013.
O conclave, que reunirá os cardeais eleitores nos próximos dias, será decisivo não apenas para o futuro da liderança católica, mas para os rumos da Igreja no mundo contemporâneo.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.