Veja primeiras fotos do Papa Francisco no caixão de madeira e detalhes da cerimônia fúnebre.
Imagens registram o rito de declaração de morte, realizado na Casa de Santa Marta, na manhã de segunda-feira (21)
Foram divulgadas nesta terça-feira (22), pelo Vaticano, as primeiras imagens do Papa Francisco após sua morte, ocorrida na manhã de segunda-feira (21), na Casa de Santa Marta. As fotos fazem parte do rito de declaração de morte, tradição litúrgica que marca o início das cerimônias fúnebres de um pontífice.
Nas imagens, Francisco aparece deitado em um caixão simples de madeira, conforme havia solicitado em vida. Vestido com paramentos litúrgicos brancos e vermelhos, ele segura um terço entre as mãos, que repousam sobre o abdômen. O caixão permanece aberto durante o rito, como prevê o protocolo da Igreja.
O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Sé e responsável pelos assuntos administrativos durante o período de sede vacante, conduziu a cerimônia. Também esteve presente o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Francisco rompeu com uma antiga tradição que previa o uso de três caixões — de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, determinou que fosse sepultado em uma urna única, de madeira, revestida com zinco, em sinal de simplicidade e humildade.
Fotos: Divulgação/Vaticano.


Primeiras fotos divulgadas pelo Vaticano do Papa Francisco no caixão de madeira
Funeral e última homenagem ao Papa Francisco
O corpo do Papa será trasladado na madrugada desta quarta-feira (23), às 4h (horário de Brasília), da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro. A procissão passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protótomártires Romanos, seguindo até a entrada principal da basílica, pelo Arco dos Sinos.
A partir da chegada, os fiéis poderão prestar suas últimas homenagens, com visitação pública prevista até sábado. A cerimônia de funeral está marcada para o sábado (26), às 5h no horário de Brasília (10h no horário de Roma), na Basílica de São Pedro. Após a missa, o corpo será levado à Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado conforme sua vontade.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.