Geral

Três barragens do Estado do ES com risco de rompimento aponta relatório.

Um relatório elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA) apontou que três barragens do Espírito Santo estão vulneráveis e apresentam risco de rompimento. Os dados são referentes ao ano de 2017. Ao todo, 45 barragens, em todo o país, estão nesta situação.

De acordo com o relatório, as barragens do Estado são Duas Bocas (Cariacica), Santa Julia e Alto Santa Júlia (ambas em São Roque do Canaã).

Os problemas citados pela agência, em todas as barragens, são muitos: rachaduras, infiltrações, buracos, vertedores (que medem a vazão da água) quebrados e falta de documentação que comprove a segurança do reservatório.

O balanço da ANA, obtido e publicado no Jornal Folha de São Paulo desta segunda-feira (19), é o segundo produzido após o maior desastre ambiental da história recente do país, quando o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), sob responsabilidade da mineradora Samarco, provocou a morte de 19 pessoas e poluiu o rio Doce, em novembro de 2015. Em anos anteriores, a agência nacional tinha balanços sem a mesma classificação de barragens vulneráveis.

 Agência Folhapress.