Cassado o mandado do Vereador acusado de roubar notebook em Nova Venécia-ES

Lembra do caso do vereador de Nova Venécia Ronaldo Barreiros (SDD), que foi acusado de ter furtado um notebook? A Câmara Municipal em sessão realizada ontem (04) cassou o seu mandato por quebra de decoro parlamentar. O vereador foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MPES).

Em sua denúncia o MP informou que, em janeiro de 2017, ele levou o notebook do Gabinete de Vereadores IV para casa e retirou o número de patrimônio público do equipamento. O vereador chegou a depor e negou a acusação. A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele e encontrou o equipamento.

No município existe um grupo formado por pessoas não políticas, de vários segmentos da sociedade civil, que fiscaliza os portais de transparências da Câmara e da prefeitura, os atos e o comportamento dos políticos. É o GIM – Grupo de Inteligência Municipal.

Foi o GIM que na época requereu que se fosse criada na câmara uma comissão processante para apurar os fatos que envolviam o vereador no furto do  notebook. Foi através desse trabalho que se chegou a cassação do vereador. Essa é a primeira vez que a sociedade através de ação popular consegue afastar um político de suas funções.

A cassação foi aprovada por 12 votos, confirmando o relatório da comissão processante favorável à cassação do mandato do vereador que não estava presente na sessão alegando problemas com a sua saúde. Com a cassação de Ronaldo Barreiros (SDD) quem assume a vaga é Claudio Marcos Santos (PTB).

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.

 

 

 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.