Pesquisa FlexConsult/Rede Vitória aponta liderança de Hartung, mas eleição indefinida para o Governo do Estado

Foi divulgada nesta segunda-feira (16), a primeira pesquisa de intenção de votos dos capixabas com registro na justiça eleitoral, realizada pelo Instituto FlexConsult. A pesquisa abre a participação da opinião pública no processo eleitoral antes restrito somente às cúpulas políticas. O levantamento foi realizado ao longo do período de filiação partidária e de desincompatibilização, previstos na legislação. As estatísticas mostram o início da organização do quadro eleitoral para o pleito ao Governo do Espírito Santo e ao Senado.

Na disputa pelo comando do Executivo Capixaba, os dois candidatos que possuem o maior recall, na aprovação espontânea (quando não são apresentados os nomes dos concorrentes às vagas), são o atual governador do Estado, Paulo Hartung, com 7,4%, e o seu antecessor, Renato Casagrande, com 5,5%. Números que, considerando a margem de erro da pesquisa (3,1%), os colocam em empate técnico. Na sequência aparece Max Filho, com 0,7%, Rose de Freitas, com 0,6%, candidato do PT, com 0,1% e Vania Valadão, com 0,1%.

“O indicador de intenção espontânea é importante pois costuma mostrar o nível de ativismo das campanhas eleitorais de cada candidato até o momento”, avalia o coordenador técnico da pesquisa, o cientista político, Fernando João Pignaton.

Na pesquisa de aprovação induzida (quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados), no cenário entre três candidatos – Paulo Hartung, Renato Casagrande e Rose de Freitas – o atual governador lidera com 33,7%, seu antecessor aparece com 25,7% e a senadora Rose de Freitas apresenta 7,7% das intenções.

O cientista político Fernando João Pignaton analisa a polarização entre os três pré-candidatos. “Quando é observado o cenário apenas entre os três percebe-se a eleição ainda indefinida, pois a soma das candidaturas de Renato e da Rose praticamente dá o mesmo valor da candidatura do Paulo, é só uma questão de décimos, ou seja, está bem indefinida essa disputa, embora Paulo Hartung e, logo depois Renato, apareçam em vantagem.

 

Avaliação cenário de possível 2º turno

Diante da experiência do atual governador e do seu antecessor, a pesquisa FlexConsult apurou ainda o cenário da disputa ente os dois candidatos simulando um possível segundo turno entre os dois. Paulo Hartung aparece na liderança, com 37,2% das intenções, e Renato Casagrande, com 28,10%.

De acordo com o cientista político, Fernando Pignaton, nesse cenário, a diferença fica acima da soma da margem de erro, de 6,2%.

No indicador de rejeição induzida os dois candidatos ficam em empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,1%. Hartung com 24,9% e Casagrande com 22,30%.

Fonte: Folha vitória.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.