Agentes de saúde de Baixo Guandu, são destaque nacional em estudos apresentados.
Agentes de combate a endemias do município de Baixo Guandu, na região Noroeste do Espírito Santo, tiveram os seus trabalhos selecionados e ganharam destaque nacional.
Os trabalhos vão ser apresentados em Brasília-DF, nesta semana, durante congresso nacional de secretários municipais de saúde. Foram milhares de trabalhos presentados em todo país e penas 150 foram selecionados, sendo três dos agentes de Baixo Guandu escolhidos.
Os estudos apresentados foram relacionados a arboviroses – que são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika Virus, febre chikungunya e febre amarela.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Azemar de Carvalho, que foi o orientador, considera uma grande vitória, o feito dos agentes, com três trabalhos sendo escolhidos em meio a milhares em todo Brasil.
A secretária de Saúde, Terezinha Bolzani parabenizou o feito alcançado pelos agentes e polo tutor Azemar. “Só temos que parabenizar aos agentes e o coordenador pelo esforço e dedicação”, disse Terezinha.
A secretária de Saúde, Terezinha Bolzani, o coordenador Azemar e os agentes Wadson Basílio Gomes, Kaio Emanoel Antonio Galdino Ribeiro e Luiz Manoel Lopes, embarcaram para a capital para participarem do Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde.
Os Trabalhos
Os trabalhos selecionados em nível nacional que serão apresentados em Brasília são os seguintes: Agente de Combate a Endemias Wadson Basílio Gomes:“ Proposta de intervenção no controle da dengue, zika vírus , febre Chikungunya e febre amarela no município de Baixo Guandu (ES), na Estratégia Saúde da Família São José”.
Agente de Combate a Endemias Kaio Emanoel Antonio Galdino Ribeiro:“ Enfrentamento ao alto índice de prédios públicos com focos do mosquito aedes aegypti no município de Baixo Guandu-ES”.
Agente de Combate a Endemias Luiz Manoel Lopes:“Enfrentamento ao alto índice de infestação predial do mosquito aedes aegypti em depósitos inservíveis, através de mutirão de limpeza no município de Baixo Guandu-ES”.
Redação: Jornal A Tribuna do Vale com informações da SECOM/PMBG.