Saúde

Atenção!!! Diabéticos também precisam cuidar da visão. Entenda!

Você sabia que uma complicação do diabetes pode levar a cegueira? É a retinopatia diabética, que afeta cerca de 40% das pessoas com a doença.

Para evitar que essa e outras complicações surjam, é importante que quem tem diabetes faça o tratamento de forma adequada e tenha acompanhamento médico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 16 milhões de pessoas tem diabetes no Brasil, mas muitas delas não fazem o tratamento. De acordo com pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) divulgada em 2014, 77% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento. Isso pode levar a complicações como doenças renais, neuropatia diabética, amputações e a retinopatia diabética.

Para sensibilizar as pessoas com diabetes e promover a prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce da retinopatia, a ADJ Diabetes Brasil realiza em Vitória no dia 8 de agosto (quarta-feira) um evento do projeto “Fique de Olho na Retinopatia”. A programação inclui palestras com especialistas.

O evento acontece no Iate Clube, na Praia do Canto, a partir das 18h30. Os interessados em participar devem se inscrever pelos telefones 3022 2300 e 99602 6376 ou pelo e-mail [email protected].

 (Foto: Divulgação/ADJ Diabetes Brasil)

Saiba mais sobre a retinopatia diabética:

Segundo estudo da Federação Internacional de Diabetes, 91% das pessoas diagnosticadas com retinopatia não conseguem mais fazer suas atividades diárias.

A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina; e a proliferativa, diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

Informações da ADJ Diabetes Brasil.