Saúde

Conheça os benefícios do ovo na alimentação e saiba a melhor forma de consumir.

Nossa reportagem trouxe para os nossos internautas e seguidores, algumas informações e dicas importantes de como consumir o ovo, esse importante alimento que vem ganhando cada dia mais adeptos e fazendo parte nas refeições  do mundo inteiro.

De vilão a mocinho, o ovo se tornou hoje um dos principais aliados nas estratégias e cardápios de emagrecimento. Podemos dizer que é um alimento quase que completo. Além de nutritivo, rico em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas, é considerado o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apena para o leite materno.

Segundo a nutricionista Estela Reginatto, para o consumo do alimento, o ideal é que sejam observadas algumas questões, como a necessidade metabólica e nível de treinos.

“Você pode consumir 2 ou 6 ou 8 unidades ao dia, tudo vai depender da sua necessidade metabólica e o seu nível de treinos. Normalmente em um plano alimentar calculado, quando o meu paciente gosta muito de ovos coloco de 4 a 6 unidades deste alimento ao dia. Por muito tempo o ovo foi tido como um vilão na alimentação, mas muitos estudos científicos comprovaram que o consumo  melhora significativamente a saúde de todo o perfil lipídico do nosso organismo”, explicou.

Benefícios do ovo para a saúde:

– Ele aumenta o HDL (o “bom” colesterol. Ele também diminui o “mau” colesterol)
– É Rico em colina, que previne doenças neurológicas e cardiovasculares
– É fonte de proteínas, que conferem a construção muscular e também entra como um grande auxiliar no processo de emagrecimento
– Rico em luteína e zeaxantina, que protegem os nossos olhos contra a degeneração macular e catarata
– Rico em zinco e selênio, minerais essenciais para melhora da imunidade e saúde da tireóide

Qual a melhor forma de consumir ovos:

Optar por ovos cozidos por 7 minutos é a melhor forma de não desnaturar suas proteínas, depois opte por fazê-los pochê (“fritos” em água) e por último prepare mexidos ou na forma de omelete com tomate e cebola e temperinhos que mais gostar como salsinha, cebolinha e orégano.

Se optar por fazer frito, procure fritar com o óleo de coco, manteiga ou azeite, preparando sempre em fogo baixo.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.