Baixo Guandu-ES – Dando sequência ao programa de vacinação para imunização contra a Covid-19, o governo do Estado do Espírito Santo autorizou a vacinação de todos os profissionais de saúde que atuam em estabelecimentos da rede pública. Os servidores do Hospital Estadual de Baixo Guandu (HJSN), na região Noroeste do Espírito Santo, foram vacinados no dia de ontem, segunda-feira (1º).
A Diretora administrativa do Hospital João dos Santos Neves, Luciane Régia Cardoso, comemorou a vacinação de todos os trabalhadores do hospital de Baixo Guandu e afirmou que: “Desejamos que em breve toda a população possa ser vacinada, aguardamos com fé”.
De acordo com as orientações da SESA secretaria estadual de Saúde, essa segunda etapa visa proteger e imunizar os profissionais que atuam diretamente dentro de hospitais e clínicas da rede estadual de Saúde. Em coletiva de imprensa on-line, realizada ontem, segunda-feira (1º), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explicou que a medida corrobora para a defesa da ciência e para a proteção dos trabalhadores.
“Para trabalhar na saúde pública é necessário acreditar e defender a ciência. Entendemos que o trabalhador da saúde, estando imune, pode proteger a própria saúde, proteger seus colegas de trabalho, os pacientes de se infectar com a doença. Precisamos dar o exemplo e estarmos prontos para em todos os períodos que vamos enfrentar a pandemia estarmos disponíveis ao Sistema de Saúde”, destacou o secretário.
A SESA vai exigir a vacinação contra a Covid-19, para todos os trabalhadores que querem atuar na saúde pública e não irá tolerar convicções dos trabalhadores contra a eficácia da vacina. Em caso de o trabalhador deixar de comparecer às suas atividades, terá suas faltas registradas e serão realizados os devidos descontos nos vencimentos/salários/bolsas, sem prejuízo, quando for o caso, da possibilidade de rescisão dos respectivos contratos e da adoção de outras providências admitidas pela legislação de regência.
Para ter acesso à Portaria Nº016-R, clique aqui.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale com informações da Ass. de Comunicação da Sesa.