Saúde

Mutirão solidário contra o câncer de pele e de boca começa amanhã em Baixo Guandu-ES

Começa neste sábado (07) e vai até domingo (08), o Mutirão solidário contra o câncer de pele e de boca, que acontecerá em Baixo Guandu, na região noroeste do Estado do Espírito Santo.

Os pacientes serão atendidos no NESF, que fica  na rua Dr. Hugo Lopes Nalle (antiga delegacia), no Centro da cidade. Cerca de 60 profissionais incluindo médicos e acadêmicos da UFES, técnicos e atendentes, além de cirurgiões dentistas da Prefeitura Municipal, estarão prestando atendimento a população.

O atendimento no NESF acontece neste sábado entre 7h30m até às 16 horas, e no domingo entre 7h30m e o meio dia. Qualquer pessoa interessada pode comparecer ao NESF nos horários indicados sem necessidade de inscrição prévia.

O Mutirão é uma parceria entre o SICOOB, a Prefeitura Municipal, a Igreja de Confissão Luterana no Brasil, a UFES, a empresa Límpida. Serão dois dias combatendo o câncer de pele e de boca que movimentará a cidade de Baixo Guandu neste fim de semana.

Baixo Guandu realiza todos os anos este Programa de Atendimento Dermatológico, que foca especialmente a prevenção e cirurgias  contra o câncer de pele. No ano passado, foram realizados 400 atendimentos e 160 pequenas cirurgias, com expectativa deste ano de um número ainda maior da presença de pacientes.

A novidade desta nova etapa do Programa é a inclusão da prevenção ao câncer de boca. Segundo a secretária de Saúde de Baixo Guandu, Lucinéia Seibel Storch, 7 dentistas da rede municipal estarão à disposição no final de semana para atender  ao público que comparecer ao NESF.

O Programa de Atendimento Dermatológico vai além das fronteiras de Baixo Guandu: pacientes de Aimorés, Itueta e Resplendor (MG) também serão atendidos no final de semana.

Em Baixo Guandu e região é grande a presença de pessoas com pele clara, que são mais suscetíveis ao câncer de pele, especialmente trabalhadores na agricultura que ficam muito expostos ao sol.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale com informações da SECOM/PMBG.