Sobe para 80 os casos de malária no ES. Vila Pavão recebe 500 testes rápidos para identificar a doença.
Continua subindo o número de casos de malária no Espírito Santo, dados atualizados pela SESA – Secretaria Estadual de Saúde, mostram que já são 80 os casos confirmados da doença, com 62 em Vila Pavão e 18 em Barra de São Francisco, no noroeste do Estado, sendo que uma morte foi registrada.
Na noite de ontem, terça feira (07), chegou no município de Vila Pavão um caminhão de inseticida, para ajudar combater o surto de malária. São produtos para serem borrifados dentro das residências e para serem espalhados pelas ruas da cidade.
Cerca de 500 testes rápidos para a identificação da malária também chegaram no município. Segundo informações os testes serão realizados por equipes de saúde durante visitas na zona rural.
A suspeita da prefeitura do município é de que a malária tenha ido para Vila Pavão levada por familiares de pessoas que vivem na região norte do país (Acre, Rondônia, Amazonas), que foram ao município visitar parentes ou os próprios moradores que tenham ido e voltado.
De acordo com a Prefeitura de Vila Pavão, cinco localidades da zona rural são consideradas áreas de risco. Equipes do município, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e do Governo Federal estão monitorando essas comunidades.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.