Depois de 422 dias sem homicídios Baixo Guandu-ES registrou 4 mortes em 30 dias. Confira!
Depois de um longo período de paz, foram 422 dias sem registrar nenhum homicídio, o município de Baixo Guandu, que fica na região noroeste do Espírito Santo, foram registrados entre 10 de agosto a 9 de setembro (30 dias), quatro homicídios na cidade. Quebrando uma estatística jamais alcançada na história do município.
Relembre os homicídios:
O primeiro registrado e que derrubou as estatísticas positivas da segurança pública do município ocorreu na madrugada do dia 10 de agosto/18. Depois de uma confusão que se iniciou na feira da cidade, os indivíduos acertaram as contas em uma Casa de Show da cidade, onde vitimou Matheus Kevin Moreira Wutk, (20).
Matheus Kevin Moreira Wutk, 20 anos.
O segundo aconteceu na noite do dia 23 de agosto/18, no bairro Vila Kennedy, quando dois indivíduos chegaram de moto e um deles desceu e foi em direção a Gabriel que estava sentado em um banco de em um bar e foi alvejado por vários disparos de arma de fogo. O assassino fugiu de moto com o comparsa.
O terceiro homicídio foi registrado na noite do dia 05 de setembro/18,no distrito de Ibituba, Jair Gabriel Barreto Miranda, (21), foi morto em frente casa que morava, três homens em um gol branco chegaram atirando, a vítima ainda tentou correr mas foi perseguido e alvejado por vários tiros. O pai do rapaz disse que ele estava morando no distrito há seis meses, veio do município da Serra-ES, onde estaria envolvido com o tráfico de drogas.
O quarto e último homicídio ocorreu na noite do dia 9 de setembro/18, no KM 12 do rio Guandu, na rodovia ES 164, no local conhecido como “terreno das beatas”, na zona rural de Baixo Guandu. Wilson de Sales Ferreira (57), foi atingido por um tiro de arma de grosso calibre no rosto e morreu sentado em uma cadeira em frente a residência.
Nossa reportagem procurou as autoridades relacionadas com a segurança pública do município para ouvir o que elas tem dizer sobre essa nova realidade na segurança pública de Baixo Guandu, mas até o momento do fechamento deste matéria não tivemos retorno.
O prefeito Neto Barros disse que “A meta é diminuir a violência e estamos conseguindo com muito esforço. Deixamos o posto de município violento para um dos mais seguros do Brasil. As mortes verificadas são fatos isolados, a maioria de pessoas de fora que vieram para cá e foram localizadas por aqueles que vieram dos seus antigos municípios atrás de vingança. Nosso trabalho é em parceria com as demais autoridades do estado, como PC e PM, juízes e promotores, e focamos no planejamento e na aplicação de políticas sociais para diminuir a desigualdade, que é a causa principal da violência, continua“.
O Capitão Ricardo que está a frente da 2ª Cia de Baixo Guandu falou que “a questão dos homicídios foram pessoas que já tinham problemas onde moravam e se mudaram para o município, sendo encontrados pelos seus desafetos. E 50% destes homicídios foram registrados na zona rural, a Polícia Militar já intensificou a segurança e reforçou a Patrulha Rural nos distritos, para voltar a normalidade e Baixo Guandu continua sendo uma cidade tranquila para se morar”,
Entramos em contato com o delegado de polícia civil, Dr. Deverly Pereira Junior. mas até o fechamento dessa matéria não conseguimos retorno.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.