Primeiras indenizações do PID começam a ser creditadas pela Samarco. Confira!
A Samarco deu início ontem, 24 de março, aos primeiros pagamentos da indenização referente ao PID (Programa Indenização Definitivo). O programa que foi homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em novembro de 2024, tem como finalidade por fim nos processos indenizatórios da mineradora com os atingidos pelo desastre de Mariana-MG em 05 de novembro de 2015.
A nova plataforma de indenização (PID), foi aberta no mês passado, em 26 de fevereiro, em menos de um mês já tinha mais de 100 mil requerimentos pleiteando a indenização e já teve início o pagamento dos primeiros acordos. A Samarco mostrou muita agilidade tanto na antecipação da abertura da plataforma quanto nos pagamentos, essas medidas podem incentivar os que ainda não requereram o PID para estarem aderindo ao programa.
De acordo com especialistas que acompanham as indenizações desde o seu início, a expectativa que o número de requerimentos aumentem nos próximos dias, podendo atingir cerca de mais de 300 mil requerimentos. Lembrando que a ação contra a BHP na Inglaterra foi encerrada e a sentença está prevista para meados do ano, quem aderir ao PID estará assinando desistência dela.

Samarco começa pagar indenizações do PID e comércio espera aquecer as vendas.
A verdade é que com essa nova injeção de dinheiro na praça, o comércio dos municípios atingidos receberá uma boa oxigenada diante a crise financeira que assola o Brasil. Em Baixo Guandu, no Noroeste capixaba, conversamos com empresários que foram unânimes em afirmar que o momento financeiro no país de muita instabilidade está sufocando todos os setores da economia e esses recursos que circularam na cidade vão ajudar aliviar e destravar a economia local.