Moradores de Baixo Guandu-ES estão assustados com invasão de cobras
O município de Baixo Guandu-ES, no interior do Estado do Espírito Santo, está sofrendo uma verdadeira invasão de cobras que está deixando a população aterrorizada e assustada, são cobras de vários tipos e espécies, que estão surgindo em todo município.
A quantidade de cobras que estão aparecendo, vem preocupando os moradores guanduenses, elas surgem nos mais variados pontos da cidade, em vias públicas, residências, quintais, terrenos e até dentro de um banheiro de uma creche do município foi encontrado uma cobra.
Foto: Facebook.
A cobra foi encontrada dentro do banheiro de uma creche municipal
Os moradoes relataram a nossa reportagem que as cobras começaram surgir no final do ano passado, mas que de janeiro para cá, aumentou e muito o número de cobras. Uma moradora disse que mesmo com as denúncias feitas pela população, a prefeitura não tomou se quer qualquer tipo de providencia.
“Nem retirar os animais dos locais onde elas aparecem eles vão. A situação está alarmante, dá até medo de dormir. Tem registro do aparecimento delas até no banheiro da creche “Dona Rosa”, imagina o risco que estão correndo as nossas crianças”, desabafou.
A moradora Laiandra Santana disse que, “Nos últimos 40 dias matamos mais de 30 cobras, juntando com a vizinhança, só essa semana já matei 3 cobras, ontem matei uma na varanda da casa da Dona Penha, minha vizinha”. Entre as espécies que estão aparecendo em Baixo Guandu-ES, está a “preguiçosa amarela”, muito perigosa, seu veneno é muito nocivo à saúde.
Fotos: Internauta parceira de A Tribuna do Vale.
A prefeitura tem ciência do problema, de acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Alone Torres, que informou que o município não possui equipe que cuide de animais peçonhentos, já avisamos a Polícia Ambiental, a respeito da situação.
“Estamos entrando em contato com ONGs para retirar esses animais. Temos a informação de que nas cidades de Resplendor e Aimorés, em Minas Gerais, também estão com o mesmo problema. Acreditamos que uma das causas é o período de procriação delas”, explicou.
Durante o tempo que estávamos fazendo a reportagem, uma moradora postou em rede social que acabou de ver uma cobra próximo ao 8 BPM da Polícia Militar de Baixo Guandu-ES. Pedimos a prefeitura que tome uma providência quanto a situação, antes que um cidadão ou cidadã possa ser vítima de picada de cobra.
Cobra postada em rede social
Redação: A Tribuna do Vale online.