É mentira! Vídeo que circulou ontem em grupos de WhatsApp não é de Itaguaçu-ES e sim do RJ. Veja o vídeo!
Baixo Guandu-ES – Um vídeo que circulou ontem, sexta-feira (25), em vários grupos de WhatsApp em Baixo Guandu, no Noroeste do estado e cidades vizinhas, onde uma idosa é feita de refém por um assaltante que foi morto por um policial militar, dizendo que o fato teria acontecido no município vizinho de Itaguaçu e naquele momento não passa de um engano.
A informação é falsa, na verdade o conteúdo do vídeo é verdadeiro mas foi feito no Centro de Valença, uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, que fica a 160 km da capital Rio de Janeiro, e o assalto foi registrado no dia 05 de dezembro de 2018 e não ontem (25/04), conforme divulgaram.
Na ocasião tratava-se de um assaltante que após roubar uma joalheria saiu correndo em direção ao mercado municipal de Valença, durante a fuga ele fez uma senhora de refém. A polícia militar chegou e tentou negociar com o bandido para soltar a idosa, ele não obedeceu e foi alvejado por um policial militar.
Clique no link abaixo e assista o vídeo do G1.
Muitos internautas entraram em contato com nossa reportagem pedindo informação se o vídeo precedia, fizemos contato com a polícia militar de Itaguaçu que desmentiu a origem do vídeo sendo de lá e nos informou que esse fato aconteceu no estado do Rio de Janeiro.
Passamos a investigar a origem do vídeo e descobrimos que o seu conteúdo era verdadeiro, porém aconteceu em dezembro de 2018 na cidade de Valença no Rio de Janeiro. Portanto essa é a verdade sobre o polêmico vídeo que circulou nas redes sociais ontem, deixando as pessoas apreensivas e curiosas.
Esse caso é um ótimo exemplo de como vídeos antigos e fora de contexto podem gerar alarme e confusão nas redes sociais, especialmente em cidades menores onde a circulação de informações em grupos de WhatsApp é intensa e muitas vezes mais rápida que os meios oficiais.
O vídeo realmente mostra uma situação grave e impactante, mas como foi esclarecido, não aconteceu em Itaguaçu, e sim em Valença (RJ), no ano de 2018. A confirmação da Polícia Militar e a investigação da origem do vídeo são fundamentais para evitar pânico desnecessário e desinformação.
Fica aqui um alerta importante, esse tipo de episódio mostra a necessidade da checagem de fatos antes de compartilhar qualquer conteúdo pelas redes, principalmente quando se trata de violência ou segurança pública.
Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.