Confirmado! Pan-Americano de parapente está mantido em Baixo Guandu-ES.
O Campeonato Pan-Americano está confirmado para acontecer entre os dias 7 e 14 de março, na Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu, na região Noroeste do Espírito Santo.
Embora o surgimento da epidemia do coronavírus na China e que depois se espalhou por diversos países do mundo, com grande número de casos na Itália e recentemente o primeiro caso registrado no Brasil, a prefeitura decidiu manter o evento.
O Pan-Americano, o maior evento da modalidade que é realizado no Espírito Santo, vai ter a presença de 125 pilotos de 21 países na cidade, além de mais cerca de 300 visitantes, grande parte estrangeiros.
Nas redes sociais existem pedidos para cancelar a competição, alegando preservar a saúde dos moradores. E pedidos pela manutenção da competição.
Se por um lado a situação é preocupante, por outro o coronavírus não resiste a altas temperaturas como é o caso de Baixo Guandu e que se seguir o protocolo o risco é eliminado. Tivemos recentemente o Carnaval que recebe muito mais estrangeiros em todo país e ninguém questionou o cancelamento da folia.
Mas a prefeitura através da secretaria municipal de Saúde, vai seguir os protocolos internacionais de saúde com o objetivo de impedir a entrada do coronavírus no município.
“Tomamos todas as providências, estamos atentos e temos planos de emergência para colocar em prática se for necessário, sabemos que se trata de um vírus preocupante e a presença de turistas estrangeiros na cidade dobra a nossa atenção”, falou o prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros.
Um stand de informações voltado aos estrangeiros que visitarão Baixo Guandu durante o Pan-Americano será instalado na estrutura da competição, que será armada na próxima semana na Praça do Jardim.
Segundo a secretária Terezinha Bolzani, o evento vai contar com assessoria permanente de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, e no stand será distribuído inclusive um folder (folheto), contendo informações básicas sobre o coronavírus destinado especialmente aos visitantes e à população em geral.
“Não existe motivo para a população se preocupar, estamos apenas tomando todas as precauções previstas em protocolos internacionais para detectar qualquer sinal de coronavírus e saberemos como agir diante desta remota possibilidade”, falou a secretária.
A partir do dia 05 de março as delegações de vários países chegam a Baixo Guandu, a competição terá início no sábado, dia (07), terminado no dia 14 de março.
Redação: A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online com informações da SECOM/PMBG.