Em plena época de crise onde as prefeituras de todo Brasil perdem as suas receitas, no Espírito Santo 64 cidades, incluindo Baixo Guandu-ES, estão impossibilitadas de celebrar convênios com os governos Estadual e Federal, por pendências de documentação nas prestações de contas não comprovando as despesas de convênios anteriores.
O convênio é um meio de Estados e a União repassarem verbas para melhorar a saúde – Educação, entre outras áreas, melhorando assim a vida da população. Os recursos dos convênios são repasses financeiros que os municípios precisam estar com a documentação em dia e apresentar projetos onde e como irão destinar os recursos, diferentemente dos repasses constitucionais que são feitos pelos governos Estadual e Federal.
Dos 64 municípios impedidos de firmar convênios, 27 deles estão com problemas com o governo Estadual, 4 com pendências junto o Ministério da Fazenda e 33 se encontram irregulares com Estado e União.
Baixo Guandu-ES, que fica na região noroeste do Estado está incluído nesses 64 municípios. Nossa reportagem entrou em contato com o Sr. Nelcimar Siqueira, que responde pelo setor de convênios da prefeitura para saber da real situação do município. Fomos prontamente atendidos e ele (Nelcimar) nos disse que as pendências já estavam sendo resolvidas, e no início desta semana Baixo Guandu-ES já se encontrava apto para celebrar novos convênios.
Redação: A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.