Há 70 anos Baixo Guandu recebia a fluoretação da água sendo o pioneiro na América Latina.

Baixo Guandu-ES – O município de Baixo Guandu, localizado na região Noroeste do Espírito Santo, está comemorando neste mês de outubro de 2023, 70 anos de fluoretação, um programa pioneiro que na época, adicionou flúor no sistema de tratamento de água que era distribuída para a população.

O feito ocorreu em outubro de 1953, há sete décadas, e o município foi escolhido pela Fundação Especial de Saúde Pública (SESP), para receber o benefício dentre todas as cidades da América Latina. O sistema de tratamento de água de Baixo Guandu oferecia as condições necessárias para a implantação da fluoretação que, em seguida se estendeu mundo a fora.

Baixo Guandu passou por inúmeros estudos realizados na época que comprovaram que a adição do flúor na água tratada era eficiente na prevenção de cárie na comunidade infantil. A SESA (Secretaria Estadual de Saúde) do Espírito Santo, em comemoração a implantação da fluoretação no município Guanduense, promoveu no Palácio Anchieta, ontem (24/10), uma solenidade.

Foto: Reprodução.

As comemorações se estenderam nesta quarta-feira (25/10), na cidade de Baixo Guandu, onde está programada uma visita nas instalações na ETA (Estação de Tratamento de Água), onde será fixada uma placa homenageando os 70 anos de fluoretação.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.