Geral

Hospital Santa Rita inaugura primeiro PET-CT do ES com tecnologia de ponta para diagnóstico do câncer.

Equipamento permite exames mais rápidos, precisos e com menor exposição à radiação; investimento ultrapassa R$ 10 milhões.

Vitória-ES – Foi realizada na última segunda-feira (14), no Hospital Santa Rita, em Vitória, a cerimônia de entrega do primeiro sistema PET-CT do Espírito Santo, um equipamento de última geração voltado ao diagnóstico por imagem de alta precisão para pacientes com câncer.

Chamado de Biograph Horizon Flow, o novo sistema representa um avanço significativo para a os serviços de oncologia no Estado. o novo sistema e vai ter em seu leque de atendimento, pacientes do SUS, da rede privada e também de convênios.

A aquisição do aparelho foi viabilizada em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni. A inauguração também marcou a entrega da nova sede do Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular, um espaço com 652m² e investimento próprio de mais de R$ 10 milhões.


Alta precisão e conforto ao paciente

O PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons com Tomografia Computadorizada) permite identificar alterações metabólicas em células do corpo humano antes que mudanças estruturais sejam visíveis em outros exames. Isso garante diagnósticos mais precoces, acompanhamento da eficácia de tratamentos e definição de condutas terapêuticas mais precisas.

“O PET-CT tem papel essencial na oncologia, pois permite uma avaliação funcional e metabólica das células, algo que outros exames de imagem não oferecem com a mesma eficácia”, explicou o médico nuclear Daniel Bortot.

Além disso, o novo equipamento conta com softwares de reconstrução de imagem e inteligência artificial, otimizando a análise dos dados e a definição de laudos clínicos.


Exames mais humanizados

Segundo a Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer), o design do Biograph Horizon Flow foi desenvolvido para oferecer mais conforto aos pacientes, minimizando a sensação de claustrofobia e adaptando a velocidade da mesa conforme o perfil clínico e físico de cada pessoa. Durante o exame, a cabeça do paciente permanece dentro da máquina por um período de 12 a 15 minutos.

“É um equipamento essencial para diagnósticos oncológicos, cardíacos e neurológicos. Vai reduzir o tempo de espera e evitar que pacientes precisem viajar para outros estados para realizar o exame”, destacou Marilucia Dalla, presidente da Afecc – Santa Rita.


Atendimento inicial: 14 exames por dia

A expectativa é que, inicialmente, o novo PET-CT realize 14 exames diários, com possibilidade de ampliação conforme a demanda e ajustes operacionais. O serviço estará disponível para pacientes encaminhados via SUS, bem como por planos de saúde e atendimento particular.

O governador Casagrande. afirmou que, “É fundamental que o Espírito Santo avance tecnologicamente e ofereça serviços como esse à população, fortalecendo o Sistema Único de Saúde por meio de instituições organizadas, como é o caso do Santa Rita”.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale.