Geral

Morre no Recife aos 97 anos o Guanduense e empresário Arthur Bruno Schwambach

Morreu em Recife-PE, aos 97 anos, o empresário e fundador do Grupo Borborema, Arthur Bruno Schwambach. De acordo com o diretor-executivo da empresa de ônibus, Frederico Barros, Schwambach faleceu na madrugada desta quarta-feira (22). As causas da morte não foram divulgadas.

O velório aconteceu no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, onde também ocorreu o sepultamento. Arthur Bruno Schwambach deixa seis filhos.

Resultado de imagem para imagens de Arthur Bruno Schwambach

O velório e o sepultamento de Bruno aconteceu em Recife-PE

Bruno Schwambach nasceu em Ibituba, Distrito de Baixo Guandu-ES, região noroeste do Espírito Santo. Em 1941 foi chamado para servir o exército, onde trabalhou como mecânico no Estado de Pernambuco, depois se tornou grande empresário no setor de transporte rodoviário e por lá ficou.

Resultado de imagem para imagens de Arthur Bruno Schwambach Resultado de imagem para imagens de Arthur Bruno Schwambach

Bruno foi servir o Exército onde trabalhava como mecânico

Bruno Schwambach fundou a empresa de ônibus Borborema em 1950. Ela conta com uma frota de 420 veículos, que transportam, por dia, 300 mil pessoas, em 52 linhas do Sistema Grande Recife Consórcio de Transporte.

Ônibus da empresa Borborema fundada por Bruno em 1950.

Por telefone, em nome do grupo, Barros lamentou o falecimento e ressaltou a trajetória do empresário. “O grupo possui oito empresas. Cinco no segmento de transportes, duas concessionárias e uma empresa de representação. Ao todo, são quatro mil funcionários. Essa era a maior preocupação dele, com a família”, pontuou.

Além de Pernambuco, o Grupo Borborema atua nos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo. Em Baixo Guandu-ES Bruno Schwambach era proprietário da Fazenda “Porto Final”, localizada nas margens da BR 259, próximo a Mascarenhas.

Repercussão

Em nota, a Secretaria das Cidades também lamentou a morte. “Arthur Bruno Schwambach será sempre lembrado como uma das lendas do setor, em nosso país. Sua trajetória nos mostra o quanto ele foi um desbravador, exemplo perseverança, empreendedorismo e dedicação ao segmento. Em nome de todos que fazem a Secretaria das Cidades, gostaria de externar os nossos mais sinceros sentimentos à família Schwambach”, disse o comunicado

A Urbana-PE, em nota, lembrou que o empresário foi presidente do órgão quando se chamava Setrans-PE, na década de 1960. “Ele contribuiu enormemente para a organização e desenvolvimento do transporte público na região metropolitana do Recife”, afirmou.

Redação: A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.