Saúde

Vacina mais potente contra gripe a partir de março

Já se preparando para a chegada do outono, que se incia em março, onde as temperaturas ficam mais amenas, e o vírus da gripe se espalha. Fabricantes de vacinas, distribuiram as doses na rede particular, a partir do mês de março, quanto a valores e quantitativo que chegará no Estado, ainda não se tem informação.

A campanha nacional de vacinação na rede pública, de acordo com o Ministério da Saúde, geralmente tem o seu início no mês de abril, mas ainda não tem previsão de data para acontecer o seu início.

Os laboratórios GSK e Sanofi Pasteur informaram que devem enviar as doses da vacina entre março e abril. O GSK vai disponibilizar a vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos de vírus da gripe: duas cepas A (H1N1 e H3N2) e duas linhagens B.

Já a Sanofi, além da quadrivalente, vai disponibilizar também a trivalente, a mesma ofertada na rede pública, contendo proteção contra duas cepas A e uma B.

O infectologista e sócio-proprietário da CVP Vacinas, Paulo Peçanha, explicou que, todo o ano, a vacina contra gripe precisa ser refeita. “Os tipos de vírus que circulam mudam anualmente. Por isso, são feitos estudos para saber quais vírus estão circulando e, com isso, desenvolver uma nova vacina.”

A infectologista do São Bernardo Apart Hospital e professora de Medicina da Unesc Marina Malacarne ressaltou que a vacina deste ano é mais adequada às cepas que estão circulando este ano. “Ela não é mais ou menos potente que as dos anos anteriores, é mais adequada.”

O infectologista e médico responsável pela clínica de vacinação São Miguel, de Vitória, Tálib Moussallem afirmou que as doses devem chegar à clínica no final de março e início de abril.

A médica alergista, proprietária da Clínica Vacini, Maria José Bernardo, disse que o ideal é se vacinar o quanto antes. “Em 2016, os vírus começaram a circular com maior frequência em maio e muitas pessoas ainda estavam desprotegidas.”

 

Redação: A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.