EDP realiza 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética.

Estão abertas desde ontem, quarta-feira (12),as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida por meio do Programa de Eficiência Energética da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

EDP será a única distribuidora de energia elétrica do Sudeste do Brasil a participar. A Companhia foi escolhida por já possuir projetos semelhantes ao conceito da Olimpíada, como o Boa Energia nas Escolas, realizado há 10 anos pela distribuidora. A competição é um projeto piloto organizado pelas concessionárias EDP, Coelba, Enel e RGE, e será implementado nos estados do Espírito Santo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul.

A ONEE é um evento destinado a disseminar o papel da eficiência energética por meio da divulgação desta temática e educar para o consumo consciente de energia elétrica. Ocorrerá, inicialmente, nas escolas de Ensino Fundamental, nas suas séries finais (8º e 9º anos), para assim, estimular hábitos sustentáveis que possam contribuir para o uso eficiente da energia elétrica em território nacional e agregar as aprendizagens no campo de Ciências da Natureza e suas tecnologias, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular.

Os alunos cumprirão desafios e provas para testar o conhecimento sobre eficiência energética. A primeira etapa serão os desafios e a segunda a prova, ambos on line, no mês de agosto. Obrigatoriamente o aluno deve realizar as duas etapas.

Estudantes e professores serão premiados. Os quatro alunos de cada estado com a melhor classificação receberão notebooks e, quatro notebooks serão entregues aos professores, um de cada estado. Além disso, serão distribuídas entre os alunos, aproximadamente, mil medalhas de ouro, prata e bronze, e certificados de menção honrosa a 50% dos participantes.

A inscrição para a competição nacional é gratuita e pode ser realizada por instituições de ensino públicas e privadas, até o dia 06 de agosto de 2021, no site da Olímpiada https://onee.org.br. Os detalhes do regulamento estão disponíveis também no site https://onee.org.br/regulamento.

Curso para professores

Os professores das escolas participantes poderão realizar um curso de formação totalmente no formato digital sobre eficiência energética, abordando conceitos de energia, geração de energia elétrica, histórico, desenvolvimento e eficiência dos sistemas produtores e consumidores de energia elétrica.

Para participar basta o professor acessar o site da ONEE – http://www.onee.org.br – e seguir o passo a passo para a inscrição. Após realizado o cadastro, terá acesso ao sistema do curso, que será gratuito.

Instituições de ensino públicas e privadas podem se cadastrar gratuitamente para participar da Olimpíada. É necessário apenas preencher a ficha de inscrição no mesmo site.

No Espírito Santo serão atendidas pelo menos 48 escolas, 48 professores e 3.480  estudantes. Em todos os estados onde a ONEE ocorrerá serão 35 mil alunos e 600 escolas.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale com informações de Fernanda Lozer – Ass. de Imprensa da EDP.