HTML Widget previsão do tempo por Weatherwidget.org
Alertas para riscos de vendaval e tempestade no ES. Veja a lista das cidades! - A Tribuna do Vale

Alertas para riscos de vendaval e tempestade no ES. Veja a lista das cidades!

Espírito Santo-ES – Alertas para o risco de chuvas intensas no Espírito Santo até às 9 horas de amanhã, terça-feira (20). É o que prevê dois institutos de meteorologia. Além disso, há riscos de vendaval em algumas cidades do litoral do estado.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há um aviso de atenção para o risco de chuvas intensas, grande acumulado de chuva, tempestade e vendaval para 65 municípios capixabas, inclusive cidades da Grande Vitória.

Já o instituto Inpe, o aviso é válido até às 9 horas desta terça-feira (20). Nesse período, segundo o instituto, há possibilidade de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento de forte intensidade.

O aviso do Inpe vale para as seguintes cidades:

– Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas até às 11 horas desta terça-feira, para todos os 78 municípios do Espírito Santo.

Segundo o Inmet, há risco de chuva com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Também há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e é recomendável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Caso prefira, a pessoa pode obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.