Grupo de sem teto cobram moradia e ocupam terreno da prefeitura em Baixo Guandu-ES

Na noite do último sábado um grupo de pessoas que se dizem não terem teto para morar, ocuparam um terreno da prefeitura, que fica no bairro Vila Kennedy, em Baixo Guandu, na região noroeste do Estado, para cobrar a promessa que o município teria feito de dar moradia a eles.

Nossa reportagem esteve na tarde de ontem, domingo (19), na ocupação e conversamos com o líder do movimento, identificado por Gabriel, que prontamente nos atendeu e nos explicou como foi a ocupação e qual é a intenção desse movimento de moradia.

Fotos: Jornal TV – A Tribuna do Vale.

De acordo com Gabriel eles chegaram na noite de sábado (18), armaram uma tenda para passarem a noite e na manhã de hoje (ontem – 19), eles fizeram uma limpeza no terreno, bateram os piquetes e distribuíram os lotes. O movimento é pacífico e unicamente quer reivindicar moradias para um grupo de 26 famílias.

Ainda de acordo com o líder do movimento, na distribuição dos lotes, eles diminuíram o tamanho para que possa contemplar mais moradores sem tetos do município. Cada lote terá 130metros quadrados, sendo 10m de frente x 13m de fundo, e um espaço de 5m também foi delineado para se fazer uma rua.

Os sem tetos alegaram que estiveram na ocupação do bairro Valparaíso no ano passado, no terreno conhecido como Rancho do Sr. Jovino e que na época a prefeitura prometeu dar um lote para eles em 30 dias após a desocupação, o que não aconteceu, eles disseram que vão resistir e que querem a presença do prefeito no terreno para uma conversa.

Nossa reportagem procurou o prefeito Neto Barros que nos informou que: “O Município está aberto ao diálogo. Será agendada uma reunião no gabinete com todos os envolvidos. Existe uma comissão criada para encontrar e adquirir áreas para habitação popular. Além disso corre na justiça um processo de desapropriação que a politicagem de terceiros interessados na área fez demorar o loteamento”. Afirmou o prefeito.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.