Município de Baixo Guandu em estado de alerta contra surto de malária no ES

O município de Baixo Guandu, na região noroeste do Espírito Santo, está atento as informações sobre o surto de malária que está acontecendo nas cidades de Vila Pavão e Barra de São Francisco, ambas localizadas também na região  noroeste do estado.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, a Srª Lucinéia Seibel Storch, foi enviada uma “Nota Técnica” para todos os nossos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam no município, para que fiquem em estado de alerta.

Na nota a secretaria pede para que os profissionais redobrem as suas atenções, observando nos atendimentos prestados aos seus pacientes os sintomas parecidos como os sintomas da malária, que são: febre, fadiga, vômitos e dor de cabeça. Quando instalada, a doença provoca ataque de tremedeira podendo levar  a óbito.

De acordo com os números atualizados da SESA, foram registrados até a manhã desta terça feira (07), 64 casos de malária já confirmados, com um óbito entre eles, sendo 50 no município de Vila Pavão e os outros 14 na cidade vizinha de Barra de São Francisco.

A malária é transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles, e leva cerca de 7 dias para ser identificada, o seu tratamento dura três dias e tem eficácia se iniciado logo que detectada por exames. É importante a população contribuir e ajudar a combater o foco dos mosquitos com atitudes básicas como limpeza de quintais e terrenos, fazer a coleta de lixo, entre outras.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp

Notícias Recentes

Portal de notícias de Baixo Guandu e região Vale do Rio Doce. Desde 2018.